Durante mais de uma década, a nossa empresa liderou o projeto de Data Warehouse que tinha como objetivo fornecer informações essenciais para a tomada de decisões de setores-chave, como RH, Operações, Tesouraria, Marketing, Vendas, Diretoria de Finanças e Auditoria. Utilizamos um Mainframe IBM com sistema operacional VM/CMS e a ferramenta de base de dados IBI FOCUS. Mais de 300 usuários foram capacitados na linguagem Focus, possibilitando que gerenciassem seus próprios relatórios e dashboards. Como responsáveis pelo projeto, nos encarregamos da infraestrutura, banco de dados, treinamentos, especificação das interfaces legado, carga na base de dados e diversos suporte técnico.
Durante cerca de sete anos, participamos de um projeto de sistemas de crédito para grandes empresas e governos, sendo responsáveis por atividades como desenho, implementação e sustentabilidade em termos de infraestrutura de hardware, software, sistema operacional e banco de dados. O projeto envolveu o uso de servidores UNIX Tru64, servidor de aplicação IPlanet e, posteriormente, WebLogic, banco de dados Oracle, além de Java, SQL e PL/SQL. Este sistema foi desenvolvido na área regional de tecnologia de um grande banco estrangeiro localizado na Flórida, Estados Unidos, e foi implementado em todas as filiais do banco na América Latina, abrangendo mais de dez países.
Dentre nossas responsabilidades, destacamos a arquitetura do banco de dados, a definição e implementação de infraestrutura de hardware e software, assim como a sustentabilidade do sistema, bem como a definição e implementação de todos os processos batchs e ambiente de produção. Além disso, fomos responsáveis pelo suporte à produção e à equipe de desenvolvimento.
É importante destacar que o projeto em questão foi fundamental para aprimorar nossas habilidades técnicas, permitindo-nos adquirir experiência em diversas ferramentas e tecnologias, bem como para desenvolver competências em liderança e gestão de equipes multidisciplinares, garantindo o sucesso do projeto e a satisfação do cliente
Em 2003, fechamos um contrato de Outsourcing com um grande banco estrangeiro que decidiu criar um Centro Regional de Tecnologia no Brasil. O projeto durou de 2003 a 2016. Já prestávamos serviços à filial brasileira desse banco por cerca de 10 anos. Nosso objetivo era fornecer engenheiros de software especializados e experientes em várias plataformas, como Mainframe IBM com Cobol, Cics, Vsam, TSO, e Plataformas Windows Server .NET, C#, C++, Microsoft SQLserver, Java, Oracle, PlSql, Forms, Report, DBAs Oracle e MsSqlserver, além de engenheiros de software para a área de Infraestrutura com vasto conhecimento em Linux, Open/VMS, entre outras tecnologias.
Selecionamos cerca de 50 especialistas para atender às necessidades do nosso cliente, que incluíam Administradores de Bancos de Dados (DBA), Analistas de Sistemas, Analistas de Suporte, Analistas Programadores e Especialistas em TI. Muitos dos nossos profissionais foram absorvidos pelo banco e hoje ocupam cargos de gerência e coordenação.
Durante o período do projeto, nossos colaboradores e eu fomos premiados várias vezes pelo cliente com o reconhecimento "Excelence Award". É uma honra para nós termos sido reconhecidos por nosso trabalho árduo e dedicação ao sucesso do projeto.
Tivemos a oportunidade de liderar a migração de um sistema de comércio exterior denominado TRADE, com a implementação de diversas melhorias. Esse sistema havia sido desenvolvido e rodado por vários anos na plataforma Vax, com o sistema operacional Open/VMS, banco de dados Oracle, SQL, Cobol para Vax, Oracle Forms, Oracle Report e um shellscript em Vax denominado DCL. Já prestávamos suporte a esse sistema há alguns anos quando surgiu a necessidade de migrá-lo, uma vez que a plataforma Vax seria descontinuada pelo fornecedor em breve.
Realizamos a migração com várias refatorações e melhorias para a plataforma Unix HP/UX, Cobol Microfocus, Unix shell scripts e Oracle 10 no Unix, a partir do Oracle 9 Vax. Durante a migração, enfrentamos vários desafios, como a adaptação do sistema operacional e a reescrita do shellscript DCL para shell scripts em Unix. No entanto, com nossa expertise e dedicação, conseguimos concluir a migração com sucesso em cerca de 6 meses.
Essa experiência nos permitiu desenvolver habilidades únicas na migração de sistemas legados para plataformas mais modernas, além de aprimorar nossos conhecimentos em Cobol, Oracle e Unix. Estamos orgulhosos de ter contribuído para o sucesso dessa migração, garantindo que o sistema pudesse continuar a atender às necessidades críticas do negócio de nossos clientes.
Ao longo da minha trajetória na área de tecnologia da informação, sempre tive como preocupação a continuidade dos negócios dos meus empregadores e clientes, e desenvolvi diversos planos para garantir essa continuidade. Para elaborar esses planos, levo em conta vários fatores, como a urgência da aplicação, o grau de risco e a importância financeira, por exemplo, e realizo reuniões com os stakeholders para determinar esses fatores.
Nos anos 60 e 80, o plano de continuidade consistia em mantermos backups do sistema operacional e dos arquivos em fita magnética, que eram guardados em cofres externos à empresa. Para testar a COB, fazíamos contratos com empresas que tinham infraestrutura de hardware semelhante à nossa e, pelo menos uma vez por ano, levávamos os discos rígidos e fitas magnéticas para rodarmos nossos sistemas no parceiro com quem tínhamos contrato e vice-versa, normalmente nos fins de semana.
Com o passar do tempo, as grandes empresas passaram a ter infraestrutura para desenvolvimento, aceitação, produção e contingência em localizações distintas. Implementei muitos planos utilizando a replicação oferecida pelos fornecedores e de terceiros, como Oracle Dataguard para replicação de bancos de dados Oracle, e ferramentas de terceiros para replicação do Ms SqlServer.
Mais recentemente, tenho utilizado, em nível de laboratório, serviços oferecidos pelas plataformas de cloud, como a AWS RDS, que permitem configurar bancos de dados com replicação para várias localidades distintas e outros serviços que possibilitam que a aplicação não pare. Com isso, tenho me dedicado a desenvolver estratégias de alta disponibilidade, resiliência e recuperação em caso de falhas, para garantir a continuidade dos negócios dos meus clientes e empregadores.